Ouvidoria Alfa
A Ouvidoria do Conglomerado Financeiro Alfa é um
canal disponibilizado pela Instituição para atender, em última instância, as demandas dos Clientes e
Usuários de produtos e serviços que não tiverem sido solucionadas nos canais de
atendimento primário da Instituição. Considera-se primário o atendimento
habitual realizado em quaisquer pontos ou canais de atendimento oferecidos pela
Instituição (Agências, Lojas, Unidades, Sac. "Fale conosco").
Quando Reclamar?
A Ouvidoria pode ser acionada sempre que o Cliente
ou Usuário de produtos e serviços da Instituição não se sentir satisfeito com a
solução ou resposta apresentada pelo canal de atendimento primário. As
respostas serão encaminhadas pela Ouvidoria, por escrito, para o endereço
eletrônico ou de correspondência do reclamante, dentro do prazo de 10 (dez)
dias úteis, estabelecido na regulamentação vigente.
RELATÓRIO SEMESTRAL ATIVIDADES DE
OUVIDORIA - 1º SEMESTRE DE 2024
Abrimos o nosso relatório semestral apresentando um
gráfico com o número de reclamações respondidas nos três últimos semestres,
totalizados por canal de atendimento de reclamações (Ouvidoria do Alfa, Bacen,
Plataforma Consumidor, Proconsumidor e Procons digitais).
Em nossas estatísticas mensais mostramos os números
de reclamações por unidades e por mês durante todo o semestre destacando, de
forma consolidada, também mês a mês, as ocorrências com maior número de
registros.
Algumas ações estão sendo encaminhadas internamente
visando a redução na quantidade de registros.
·
1. Reuniões periódicas da Ouvidoria com
o SAC para acompanhar a pauta e evolução de melhorias que estão sendo
conduzidas para atendimento telefônico, mensagens e site;
·
2. Reforço nas cobranças das áreas com
maior número de casos procedentes
·
3. levantamento do número de
reclamações atualizados diariamente por unidade, providência fundamental para
implantação rápida do ponto acima.
INTRODUÇÃO
Apresentamos o Relatório Semestral das atividades
desenvolvidas pela Ouvidoria, referente ao 1º semestre de 2.024, elaborado
conjuntamente pelo Ouvidor e pelo Diretor de Ouvidoria, atendendo
regulamentação vigente.
A Ouvidoria do Alfa atende as reclamações dirigidas
as seguintes empresas do Conglomerado:
- • Alfa Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários S.A.
- • Alfa Arrendamento Mercantil S.A.
- • Banco Alfa S.A.
- • Banco Alfa de Investimento S.A.
- • Financeira Alfa S.A.- CFI
Registradas nos seguintes canais de atendimento de
reclamações:
- • Ouvidoria do Alfa
- • SAC Bacen
- • Plat. Consumidor
- • Plat. Proconsumidor
- • Procon
- • SAC CVM
A obrigatoriedade da constituição da Ouvidoria, no
âmbito das instituições financeiras, foi estabelecida pelo Bacen através da
Resolução nº 3477 de 26/07/2007.
O normativo vigente do BACEN que regulamenta as
atividades das Ouvidorias nas Instituições Financeiras é a Resolução nº 4.860,
de 23/10/2020, que estabelece:
No art. 12º, que o diretor responsável pela
Ouvidoria deve elaborar relatório semestral, quantitativo e qualitativo,
referente às atividades desenvolvidas pela Ouvidoria, nas datas-bases de 30 de
junho e 31 de dezembro e que este deve ser encaminhado ao Conselho de
Administração, ao Comitê de Auditoria e à Auditoria Interna;
No art. 13º, que as Instituições devem divulgar,
semestralmente, nos seus respectivos sítios eletrônicos, na internet, as
informações relativas às atividades desenvolvidas pela Ouvidoria, o que já
estamos atendendo e atualizando semestralmente;
No art. 19º, que o relatório e a documentação
relativos aos atendimentos realizados pela Ouvidoria, bem como as gravações
telefônicas dos atendimentos, devem permanecer arquivados na Instituição, à
disposição do Banco Central do Brasil, pelo prazo mínimo de cinco anos.
Cabe a Ouvidoria do Conglomerado controlar,
acompanhar e encaminhar resposta aos reclamantes para todas as demandas
registradas nos seguintes canais de atendimento de reclamações: Ouvidoria do
Alfa, Bacen, Plat. Consumidor, Procon, Pro-Consumidor, Sac e CVM.
Atendendo ao disposto no capítulo VIII, da
Resolução nº 4.860, de 23/10/2020, para cada reclamação registrada na Ouvidoria
do Alfa foi encaminhado ao cliente ou usuário, em até um dia útil após o
encaminhamento da resposta conclusiva, o instrumento de avaliação direta da
qualidade do atendimento prestado pela ouvidoria. A avaliação direta da
qualidade do atendimento de que trata citado capítulo é estruturada de forma a
obter notas entre 01 e 05, sendo 01 o nível de satisfação mais baixo e 05 o
nível de satisfação mais alto.
No 1º semestre de 2.024, das 225 (duzentos e vinte
e cinto) pesquisas remetidas regularmente aos Reclamantes, pela Ouvidoria, 13
foram respondidas.
Atendendo ao art. 18, da citada resolução, os dados
relativos às avaliações acima mencionadas estão armazenados de forma
eletrônica, em ordem cronológica, permanecendo à disposição do Banco Central do
Brasil pelo prazo de cinco anos, contados da data da avaliação realizada pelo
Cliente ou usuário.
Trimestralmente o Bacen divulga o Ranking de
reclamações que têm como objetivo auxiliar o cidadão na escolha da Instituição
financeira que lhe prestará serviços. Também contribuem para a transparência
das ações do Banco Central, trazendo ao conhecimento da sociedade o perfil das
reclamações que foram processadas, analisadas e encerradas em cada período de
referência. O ranking é composto de duas categorias: O Top15 que contempla as
15 Instituições com maior número de clientes e o das demais Instituições. São
ranqueadas as Instituições que tiveram 30 (trinta) ou mais reclamações
reguladas procedentes e encerradas no período de referência. As Instituições
são classificadas de acordo com um índice que considera as reclamações
registradas contra as Instituições Financeira no Banco Central e nesse cálculo
são consideradas apenas as demandas classificadas como procedentes.
Desde o 4º trimestre de 2023, o Bacen vem
divulgando os números já Neste semestre e comparando-se com o semestre anterior
houve aumento no número de reclamações registradas na plataforma Consumidor.Gov
e encaminhadas à instituição para resposta. A qualificação é feita na sua
análise com base na resposta oferecida pela Unidade, se houve falha no
atendimento ao Cliente, observando os critérios estabelecidos pela Instituição.
As respostas oferecidas pelo Alfa aos usuários que
registraram reclamações na Plataforma Consumidor são por eles avaliadas com
notas entre 01 a 05, sendo 01 o nível de satisfação mais baixo e 05 o nível de
satisfação mais alto. Das 215 (duzentas e quinze) reclamações registradas neste
canal, 59 (cinquenta e nove1) reclamantes fizeram a avaliação, obtivemos a nota
média de 3.
A Plataforma Consumidor. Gov é um serviço público
que permite a interlocução direta, pela internet, entre consumidores e empresas
para solução de conflitos de consumo. Monitorado pela Secretaria Nacional do
Consumidor - Senacon - do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias,
Ministérios Públicos e, também, por toda a sociedade, esta ferramenta
possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e
desburocratizada.
Neste semestre e comparando-se com o semestre
anterior, não houve aumento no número de reclamações registradas na plataforma
Pro-Consumidor e encaminhadas à instituição para resposta.
A qualificação é feita com base na resposta
oferecida pela Unidade, se houve falha no atendimento ao Cliente, observando os
critérios estabelecidos pela Instituição.
EFICÁCIA NOS TRABALHOS
No semestre, todas as respostas aos reclamantes
foram conclusivas, feitas por escrito e dentro dos prazos estabelecidos na
regulamentação vigente.
Em nossos comentários mensais encaminhados à
Diretoria, juntamente com dados estatísticos do semestre e de semestres
anteriores, sempre destacamos as ocorrências que, no nosso entender, podem ser
objeto de melhorias que resultem em celeridade no atendimento para as demandas
registradas nos canais de primeira instância.
No intuito de reduzir constantemente o número de
demandas registradas e exercendo o seu papel de Agente Indutor de Melhorias, a
Ouvidoria do Conglomerado Financeiro Alfa tem indicado à Diretoria, em seus
relatórios mensais, o quantitativo de ocorrências que estão gerando
reclamações, segregados por: Qualificação, Produtos, Unidades e Tipo de
Ocorrência. As de maior impacto nos números são destacadas e comentadas, a fim
de que providências internas para melhoria nos processos/ rotinas sejam
encaminhadas, se for o caso.
Todas as atividades a cargo da Ouvidoria,
estabelecidas nos normativos do BACEN, estão sendo desenvolvidas de forma
aderente.
Os trabalhos desenvolvidos pela Ouvidoria para
atendimento das reclamações dos Clientes e Usuários dos produtos e serviços
oferecidos pelo Conglomerado Financeiro Alfa são conduzidos com transparência,
imparcialidade e há o compromisso da análise objetiva dos fatos visando à
correta qualificação da demanda como Procedente ou Improcedente.
É assegurado, aos integrantes da Ouvidoria, o
acesso às informações necessárias para a elaboração de resposta adequada aos
reclamantes e à requisição de documentos para o desempenho de suas atividades.
Os canais de atendimento e as áreas de suporte
operacional estão conscientizados e comprometidos com as atividades da
Ouvidoria e colaboram na pronta solução das ocorrências.
A pesquisa sobre a qualidade no atendimento
prestado pela Ouvidoria e a solução apresentada para a demanda vem sendo
encaminhada aos Reclamantes em até 01(um) dia útil depois da resposta
conclusiva apresentada pela Ouvidoria, conforme determina a regulamentação
vigente.
O arquivo eletrônico com as informações acerca da
pesquisa vem sendo encaminhado mensalmente ao Bacen, dentro do prazo
estabelecido na regulamentação vigente.
As atividades da Ouvidoria estão inseridas em um
Manual de Instruções específico para esta área, o qual, atendendo normas
internas, é revisado semestralmente e sempre que necessário. As regras nele
estabelecidas têm, dentre outros, o propósito de criar um fluxo de atividades,
chamando a atenção para os normativos que regulamentam a matéria, especialmente
o Código de Defesa do Consumidor.
Há um contínuo reforço de instruções, junto aos
canais de atendimento, sobre o comportamento a ser adotado para o atendimento
com celeridade, com informações seguras, dentro dos prazos comprometidos, além
de manter os Clientes/Usuários dos serviços permanentemente informados sobre o
andamento das demandas, de forma a evitar que os mesmos se sintam desatendidos
e recorram a instâncias superiores.
As reclamações consideradas procedentes são
notificadas individualmente, através de formulário próprio, à Chefia da Unidade
e a Regional subordinante, para conhecimento e encaminhamento de providências
internas.
Toda documentação que dá respaldo a cada protocolo está arquivada de
forma individual e à disposição dos reguladores e auditores.
Fale com a ouvidoria.
Avaliação de Atendimento